“Waiting for the show to begin”: bastidores e preparação para os shows

O acervo de shows do Wings disponível em sites de compartilhamento e no Youtube é muito grande. E com boa qualidade na maioria dos casos, basta lembrar que em pouco mais de um mês estaremos numa sala de cinema assistindo o Rockshow completo e com uma qualidade nunca antes vista.

Além disso, contamos também com alguns arquivos do que acontece antes dos shows. Bastidores, preparação de palco e passagem de som, e também de ensaios.

Fiz uma lista de 05 vídeos interessantes da banda fora dos palcos, ensaiando ou passando o som, ou simplesmente gravando. Se lembrar de algum outro, compartilhe nos comentários!

01 – Passagem de som da turnê “Wings Over The World”
Muitas imagens de bastidores foram registradas durante essa turnê que deu origem ao disco triplo “Wings Over America”. Nesse vídeo é possível ver a organização do palco e o cuidado com altura e tom dos instrumentos, e ensaio dos instrumentos de sopro. No final, Paul dá dicas à Linda sobre as notas da música Venus & Mars, que abria os shows da turnê.

02 – Ensaio de “Coming Up” com a letra ainda não decorada 
Coming Up é uma das músicas mais marcantes do primeiro disco solo de Paul McCartney após o início do Wings, o McCartney II. Nesse vídeo, a música  é ensaiada com a banda, e as letras ainda não decoradas por Paul McCartney. Ele usa uma estante de partitura pra seguir alguns dos versos, e depois a banda toca “Got To Get You Into My Life” dos Beatles.

03 – Primeiro ensaio do Wings para a “University Tour”, no ICA
A banda estava prestes a sair em turnê pelas universidades da Inglaterra. O primeiro ensaio da banda foi registrado, mesmo que de forma amadora, e mostra o início desse período e da banda. Destaque para a voz de Paul McCartney, que marcava um vocal mais agressivo que seria marca registrada do Wings em músicas como “Soily” e “Beware My Love“.

04 – With a Little Luck, ensaio para os shows que nunca aconteceram
Esse é o único registro que conheço da música With a Little Luck ao vivo. Ela estava sendo ensaiada para a mini turnê no Japão, que acabou nunca acontecendo já que a banda foi impedida de tocar no país após Paul e Linda serem detidos por porte de droga.  Infelizmente o áudio não é dos melhores, o backing vocal da Linda é difícil de se ouvir, mas é um registro histórico da banda. Quem sabe na turnê Out There, ela não aparece nos setlists?

05 –Bluebird, especialmente para os fãs do Japão
Ainda envolvendo o incidente do Japão, a banda gravou um vídeo especial aos fãs explicando que não poderiam fazer a turnê mas que tocariam Bluebird especialmente para os fãs japoneses. Essa versão está também no documentário “Wingspan”. Se você já tentou imaginar como seria o Wings tocando na sala de sua casa, seria exatamente assim.

Lembrou de mais algum vídeo interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s