“Magneto and Titanium Man” e o dia em que o Wings virou HQ da Marvel

Magneto and Titanium Man é a 5ª música do álbum Venus & Mars, que nesse mês completa 38 anos, e foi lançada como lado B do single de Venus&Mars/Rockshow em 1975. Foi a primeira vez que Paul McCartney usou personagens dos quadrinhos em suas composições.

Single de Magneto and Titanium Man

Single de Magneto and Titanium Man

Durante a turnê americana em 1975/76 a música esteve presente nos setlists do Wings, sendo inclusive um dos momentos aguardados do show, quando eram exibidas imagens dos quadrinhos da Marvel no telão atrás da banda.

Para entender a história de Magneto and Titanium Man, primeiro precisamos voltar no ano de 1961. Jack Kirby já era um famoso desenhista de histórias em quarinhos, e nesse ano voltou para a Marvel convidado por Stan Lee e desde então teve participação na criação de quase todos os personagens da empresa.

Dentre eles, estão o “Homem Titânio” (Titanium Man), “Magneto” e “Dínamo Vermelho” (Crimson Dynamo)“, três criações de J. Kirby para os HQ (sendo esse último o nome dado à diversos combatentes vilões de uma classe de agentes russos) que foram citados na música do Wings.

Crimson Dynamo

Crimson Dynamo

Magneto

Magneto

Titanium Man

Titanium Man

Durante as gravações do Band On The Run, poucas coisas na Jamaica distraiam as crianças enquanto Paul, Linda e Denny gravavam o álbum. Porém próximo ao estúdio havia uma loja de livros e HQs (quadrinhos de super-heróis), onde o casal McCartney encontrou a coleção da Marvel, que interessou tanto as crianças quanto ao próprio Paul.

Logo ele escreveu Magneto and Titanium Man para homenagear os personagens das estórias que leu e também o criador, do qual Paul virou fã.

Anos mais tarde, após lançamento do álbum Venus & Mars em 1975, Paul e a banda convidaram o desenhista Jack Kirby para um show em Los Angeles que ia promover o disco. O convite aconteceu por intermédio da MPL e amigos dos desenhista.

Cerca de 1h e meia antes do show, os McCartney se encontraram com J. Kirby nos bastidores, e foram surpreendidos com um desenho que o mesmo havia feito da banda em formato de HQ.

Inspirado na capa de Band on The Run, Kirby ilustrou a “banda em fuga” sendo capturada por Magneto e escreveu uma dedicatória ao casal.

Desenho que Jack entregou para a banda

Desenho que Jack Kirby entregou para Paul e Linda

Durante a apresentação, a banda anunciou que o desenhista estava na platéia e dedicou a música Magneto and Titanium Man para ele. Existe uma foto do momento em que Paul McCartney recebia o desenho de seu ídolo.

Paul McCartney recebe o desenho das mãos de Jack Kirby

Paul McCartney recebe o desenho das mãos de Jack Kirby (à direita)

Acompanhe o site também no Facebook para mais notícias sobre o Wings.

Uma resposta para ““Magneto and Titanium Man” e o dia em que o Wings virou HQ da Marvel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s