Entrevista e fotos inéditas: Kurt Madsen

Talvez você ainda não saiba quem é Kurt Madsen. Ou talvez saiba, mas não associou a pessoa aos fatos. Ainda falando sobre a turnê européia do Wings de 1972, queria trazer algo inédito para o site e que tivesse um conteúdo relacionado com esse período para o Wings. Lembrei quase que imediatamente daquele que ficou conhecido por suas fotos raras tiradas da banda durante uma passagem pela Dinamarca (algumas, inclusive, aparecem no post anterior): o dinamarquês Kurt Madsen. Ele é o primeiro entrevistado do site, contou sua experiência incrível com a banda durante a primeira passagem pelo seu país e ainda concedeu ao Wings Over Brazil fotos inéditas da banda (inéditas e ótimas!). São todas fotos da banda ao vivo, de um show de 1976 também na Dinamarca (veja no fim do artigo). A entrevista começa com um pequeno resumo do que aconteceu naquele dia…

Kurt Madsen, fotos inédiats do Wings

Kurt Madsen antes e depois, na Savile Row

WOB: Conte um pouco sobre o que aconteceu no dia 14/08/1972, a primeira vez que você viu o Wings ao vivo e na Dinamarca.

Kurt: Eu estava do lado de fora da arena, no dia do show, com mais 5 pessoas. A banda chegou no ônibus, desceu e Paul estava de bom humor.  Ele disse “Olá, é bom estar em Aarhus!”. A única coisa que consegui dizer foi “Bem-vindo”. Ele já era meu maior ídolo e eu amava Paul e os Beatles desde 1964. Essa era a primeira vez que eu via um Beatle pessoalmente! Nós fomos convidados para assistir a passagem de som e foi uma experiência única ver a banda tocando para uma platéia tão pequena. Depois disso eu assisti alguns shows do Ringo, mas nada se comparou a ver Paul McCartney de perto e pela primera vez. Além disso vi mais 2 shows do Paul em 2004 na Dinamarca.

Paul e Linda descendo do ônibus, foto tirada por Kurt

WOB: Sobre o convite para a passagem de som, como aconteceu? Foi a banda quem convidou? E como foi a experiência, setlist e interação com os fãs?

Kurt: Na verdade não fomos convidados pela banda! Após a chegada do ônibus, um dos técnicos disse que não tinha problema nós entrarmos para assistir a passagem de som do terraço da arena.  Paul acenou para nós algumas vezes, e somente isso. Não lembro do set list, mas a banda só tocou covers de rock’n roll como Chuck Berry e Fats Domino. Nenhuma música do Wings ou dos Beatles! Foi 1 hora de puro rock’n roll. Fantástico!

Uma das raras fotos de passagem de som da banda (Kurt Madsen)

WOB: Você assistiu a 2 shows do Wings e 2 de Paul McCartney. Quais foram as principais diferenças entre eles?

Kurt: Os primeros shows, nos anos 70, eram mais tranquilos. Não tinham tantos seguranças como hoje, nenhum segurança estressado. A platéia ficava sentada (e as vezes de pé) realmente bem perto do palco. Ela também era mais tranquila naquele período.  A arena em Aarhus tinha cerca de 3.000 pessoas, a capacidade máxima. Todos os fãs se sentiam perto dos ídolos e de lá pra cá os negócios envolvendo shows cresceram muito e hoje é difícil chegar perto dos músicos.

WOB: Você se lembra quais foram as músicas que fizeram os fãs irem ao delírio?

Kurt: Na verdade eles não chegaram à isso, todos ficavam bem relaxados e aproveitando o momento. As músicas do repertório eram todas novas para nós, não tocaram nenhuma música dos Beatles. Nem mesmo Yesterday! O único momento que talvez a platéia enlouqueceu foi quando no final do show a banda tocou Long Tall Sally, a única música que tinha relação com os Beatles, apesar de não ser deles.

WOB: Além da experiência com o convite para a passagem de som em Aarhus, quais são suas melhores lembranças daquele dia?

Kurt: Ver meu maior ídolo Paul McCartney de perto, e tocando/berrando minha música favorita gravada pelos Beatles: Long Tall Sally.

Uma das poucas fotos daquele show (Kurt Madsen)

Fotos inéditas da banda tocando ao vivo em 1976

Kurt ainda teve a chance de assistir a banda ao vivo novamente em 1976, durante a turnê “Wings Over The World” e tirou ótimas fotos desse show. Muitas delas nunca haviam sido divulgadas até o momento, e outras são dificeis de encontrar. Kurt enviou todas as fotos com exclusividade para o Wings Over Brazil, e você tem acesso à todas na galeria abaixo! Clique para ampliar e aproveite. Não é todo dia que um fã divulga todas as suas fotos de acervo pessoal. Obrigado, Kurt! (Site:http://www.snakefan.dk/)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s