Há 40 anos, num ônibus pela Europa: “Wings Over Europe”

Entre os meses de Junho e Agosto de 1972 aconteceu a primeira grande turnê do Wings (a segunda da história da banda). Visitando paises da Europa com um ônibus customizado para a turnê, a banda teve pela primeira vez datas pré-agendadas e com venda de ingressos aberta ao público geral, ao contrário do que aconteceu na turnê de estréia pela Inglaterra.

Voltando ao ônibus customizado, esse com certeza foi um dos pontos altos dessa excursão. Deixando de lado a van comum, a banda inovou e fez a experiência de estar na estrada mais agradável. Lembrando um pouco o modelo de ônibus britânico, esse tinha dois andares e uma abertura no de cima, para que a banda e seus convidados pudessem aproveitar a paisagem e deixar menos estressante a viagem. Veja abaixo algumas fotos do ônibus. (Clique para ampliar. Fotos por: Kurt Madsen)

Já para a banda, a principal mudança foi que agora a confiança nos palcos era maior. Porém com datas pré-agendadas, a imprensa tinha fácil acesso aos shows e com isso vinham as críticas, fossem elas boas ou ruins. Uma das idéias para essa turnê era gravar alguns shows que seriam utilizados num álbum ao vivo, porém isso nunca foi lançado oficialmente e ficou para os bootlegs. Por isso alguns registros ao vivo tem boa qualidade, e fazem a alegria dos fãs que gostam do primeiro álbum e primeiros singles. Eu recomendo o bootleg “Got Any Toothpicks?“, gravado em Amsterdã, que tem quase 20 músicas gravadas em qualidade boa (levando em consideração que é um bootleg). Baixe aqui um arquivo com os links para o download. Atenção: não me responsabilizo e nem tenho direito sobre esse link. Destaque para a versão de My Love, bastante diferente da que seria gravada no álbum Red Rose Speedway. Escute no link abaixo o Wings tocando “I am Your Singer” com Paul e Linda nos vocais.

Outro vídeo interessante é de uma versão ao vivo de Mumbo, com Paul na guitarra.

40 anos passaram rápido, mas ainda tem muito material nunca lançado desse período. O site oficial de Paul McCartney prometeu diversas fotos, vamos aguardar e ver se algo novo aparece. Depois tudo será postado aqui no Wings Over Brazil.

E você já curtiu a página no Facebook para acompanhar as atualizações?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s